02 AGO 2013
João Castilho formaliza 60 bolsas da Frente de Trabalho para Floreal
Programa garante renda e qualificação profissional para a população de baixa renda
No último dia 23 de julho, o Prefeito de Floreal, João Castilho, formalizou a conquista de 60 bolsas do programa Frente de Trabalho para o município, durante evento realizado no Ipê Park Hotel, em Cedral. O evento contou com a presença do coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho, Luciano Martins Lourenço, o assessor parlamentar da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Diego Vilas Boas, o chefe de gabinete da pasta estadual, Tadeu Morais, representando o governador do Estado, e também a assessora Marcella Cruz Maciel de Carvalho, vereadores Miguel Gomes da Silva, Alessandro Silnei Grespi Fogaça, Arildo José de Paula e Iraci Ruiz.

Lourenço destacou o empenho do Prefeito João Castilho e do vereador Alessandro. “O Prefeito João e o vereador Alessandro estiveram por diversas vezes em audiência com o secretário (Carlos Ortiz) para levar o programa para o município”, afirma.

O assessor parlamentar da SERT, Diego Vilas Boas, citou a grande participação das mulheres no programa. “A grande maioria são mulheres, mais de 90%. O programa é importante, pois todos têm direito a uma educação para se inserir no mercado de trabalho”, disse.

O representante do governador, Tadeu Morais, versou sobre a história do programa, que soma mais de 450 mil beneficiados. “Quase R$ 5 milhões foram investidos na região, ajudando os prefeitos a tomar um fôlego em suas administrações”, destaca. Ele ainda destaca algumas melhorias para o próximo ano. “Mandamos um projeto para a Casa Civil corrigindo a bolsa oferecida no programa e também para aumentar para dois dias a qualificação, isso para ser implantado no ano que vem”, finaliza.

Para o Prefeito João Castilho, o programa gera oportunidades a quem precisa. “O nosso governo é feito com o lema ‘Oportunidade para todos’ e é isso que o programa oferece: qualidade de vida para pessoas que estão à margem da sociedade”, destaca.

O evento contou ainda com a participação de autoridades de outras 13 cidades da região de São José do Rio Preto e os bolsistas, totalizando a liberação de 870 bolsas do programa Frente de Trabalho.

Atividade em Floreal

O programa teve início no município no dia 24 de julho, os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e frequentar o curso de qualificação profissional, um dia por semana, cujo conteúdo deverá suprir a necessidade de mão de obra da região. São 150 horas de qualificação, com início previsto entre duas e três semanas após a implantação do programa na cidade.

Cleusa Rosa da Costa, 64 anos, é uma das participantes do programa em Floreal e contou um pouco sobre sua experiência. “Está sendo ótima. Estou desenvolvendo um trabalho com o grupo da Terceira Idade e gostando muito da oportunidade, a bolsa vem em boa hora para complementar a renda familiar e espero concluir o programa e buscar um lugar no mercado de trabalho”, avalia.

Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Durante seis meses, o programa oferece renda e qualificação profissional à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social.
Autor: Daniel de Paula
02/08/2013