Com o objetivo de contemplar as competências socioemocionais nas aulas de Projeto de vida, a escola Escola Estadual Prefeito Décio Prata DE Floreal e seus professores trabalharam de forma criativa proporcionando que seus alunos reflitam valores e identifiquem projeções para o seu futuro.
A aluna Eduarda Chiconi Rocha, da 2ª Série do Ensino Médio, escreveu uma redação relatando seus pensamentos, reconhecendo-se como adolescente, refletindo sobre sua identidade e sistematizando seu projeto de vida.
O que eu quero para o meu futuro
Os professores cobram de nós um futuro brilhante, não importa o que queremos trabalhar, o que queremos ser, ou quem queremos ser, eles apenas nos incentivam do começo ao fim a seguir nossos sonhos e conquistar nossas metas. Na sala de aula, a professora me fez questionar sobre o que eu quero para o meu futuro, quais caminhos escolherei e fiquei pensativa alguns dias sobre o assunto.
Eu ainda não sei a área profissional que quero seguir, não refleti ainda sobre o que me tornarei neste quesito, então venho falar do meu futuro de uma maneira diferente... Muitas pessoas dizem que estamos constantemente em busca da felicidade, de um propósito. Assisti a um vídeo que dizia que o mundo já foi pequeno e que dele veio a surgir várias coisas, fiquei pensativa depois porque realmente somos muito pequenos comparados ao mundo, somos como grãos de areia. Nós nunca vamos saber todas as coisas que há nele e é assim com as pessoas, cada um é um mundo à parte, seu próprio mundo, com pensamentos, medos, sonhos, frustrações, entre muitas outras coisas, ainda não descobri como é o meu mundo, o que quero para ele.
Só tenho a certeza de que quero ser o sol no dia nublado de alguém e a calmaria diante da agitação, quero poder ser o orgulho dos meus pais, quero poder mudar o mundo de outras pessoas, eu realmente não sei ainda se quero ser professora, mas tenho a certeza de que independente do que eu escolher, farei o bem para aqueles que estiverem ou não comigo.