01 OUT 2021
Projeto de Preservação do Rio São José dos Dourados é inaugurado
Uma parceria inédita entre a Prefeitura de Floreal/SP, Polícia Militar Ambiental, COFCO International e a Fazenda Três Corações deram início ao projeto “Preserve o Rio São José dos Dourados”, iniciativa que visa incentivar a preservação ambiental e o lazer consciente e sustentável.

Como primeira ação do projeto foram viabilizados 2 painéis informativos às margens da estrada municipal que liga os municípios de Floreal/SP a Votuporanga/SP, local conhecido como “Poço da Aroeira” na Vila Aparecida. Os painéis exibem a seguinte mensagem: “Preserve o Rio São José dos Dourados”; “Respeite a piracema”; “Não deixa lixo nas margens” e “Pratique o Pesque e Solte”.

Os painéis foram estrategicamente colocados em pontos conhecidos e frequentados por pescadores de toda a região que, muitas vezes, são flagrados pela polícia ambiental cometendo atos de desrespeito à legislação e degradação ambiental. Além da conscientização da população, o objetivo é incentivar denúncias para assegurar a preservação e proteção do local, que é feita de forma constante e ostensiva pelo 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Votuporanga.

Os organizadores do projeto preveem ainda a realização de outras ações, como o repovoamento do rio com alevinos não estéreis de peixes da bacia, a realização da demarcação de locais para o estacionamento de veículos a fim de proteger e resguardar a mata ciliar, o reflorestamento das margens com espécies nativas, tudo isso com o envolvimento de alunos da rede pública de ensino de modo a disseminar as boas práticas de preservação ambiental.

De acordo com o prefeito de Floreal, Junior Garcia, a iniciativa mostra que ações integradas entre o poder público e a iniciativa privada podem gerar resultados concretos para o desenvolvimento sustentável:

“O Rio São José dos Dourados, além de ser uma importante fonte de um dos bens mais preciosos que é a água, tem um forte potencial para o lazer e o turismo, podendo gerar renda as nossas famílias. Com águas limpas e piscosa suas corredeiras e pedreiras são grandes estímulos ao ecoturismo, por isso, temos que preservá-lo.” – enfatiza.

Pessoas ou empresas que quiserem ajudar no projeto podem entrar em contato com os organizadores (Prefeitura de Floreal, COFCO International, Polícia Militar Ambiental ou com a Fazenda Três Corações) e denúncias sobre infrações ambientais podem ser feitas pelo telefone 17 3421-9008.