23 OUT 2015
Floreal bate recorde no Estado em controle de voçorocas
A terceira voçoroca foi controlada no Município de Floreal através do Programa Integra São Paulo, desta vez na propriedade da Sra. Nair Zanovello.

O município de Floreal, assim como o EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural) de General Salgado são destaques no Estado na prática de controle de voçorocas, isso graças ao empenho dos técnicos envolvidos nos projetos e claro ao interesse dos produtores em realizar o controle das erosões.

O projeto técnico da propriedade foi novamente realizado com a parceria dos Técnicos da Casa da Agricultura Jean e Edmar e o projeto técnico da voçoroca pelos Técnicos do EDR de General Salgado Denílson e Walterney e o acompanhamento da execução pelo Técnico Marcos da Casa da Agricultura de Magda.

A voçoroca possuía 325 metros de comprimento e uma largura de até 25 metros de comprimento em alguns pontos, com uma profundidade média de 6,0 m. Foi a voçoroca de maior extensão controlada no município, sendo o dano ambiental causa por ela muito prejudicial ao solo e também ao córrego vizinho.

O benefício do controle é evidente nas fotos e os ganhos alcançados ambiental e financeiro (recuperação da pastagem) são muito grandes, pois não vai ocorrer mais deslocamento de terra para o córrego, causando assoreamento e o local onde existia a voçoroca voltará a ser pastagem, aumento assim a capacidade de lotação de animais na área.

Um quarto controle já está sendo executado no município, aumento o destaque do Município e do EDR de General Salgado nesta prática de controle de voçorocas. Todas estas ações só são possíveis graças ao trabalho em equipe realizado pelos técnicos agropecuários.
23/10/2015
Floreal bate recorde no Estado em controle de voçorocas