As ações foram feitas pela Secretaria da Saúde do Município, Equipe de Combate a Vetores e Vigilância Sanitária, com objetivo de alertar as pessoas com a influência da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral que tem como tema “Leishmaniose é realidade, Prevenção é nossa responsabilidade”.
Durante a semana foram feitas Ações pelos Agentes nas Unidades Escolares, como, por exemplo: Informação a Alunos e Professores; Entrega de Panfletos; Manejo Ambiental (auxilio a limpeza de quintais); Visitas a terrenos baldios; e Ações para Prevenir sobre possíveis transmissores (cães e gatos).
A preocupação maior é que nossa região vem registrando casos da doença, e o mosquito transmissor (Flebotomo ou Mosquito Palha) esta se espalhando com muita facilidade.
Destacando o que realmente deve ser feito, dado que esta espécie de mosquito se desenvolve em locais com matéria orgânica em decomposição, lixeiras, fezes de animais, restos de construção e montes de folhas acumuladas.
O que realmente é pedido pelos Agentes é que cada um cuide de seu quintal, terreno baldio, limpando diariamente e se for o caso informando possíveis locais onde possa haver criadouros.