03 MAI 2019
Ex-prefeito de Floreal fala sobre sua administração
No último dia 24 de abril assumiu novo prefeito em Floreal em virtude da cassação de candidatura do prefeito eleito em 2016, João Manoel de Castilho e seu vice Gilberto de Grande.

O Jornal A Voz do Povo procurou o então prefeito Castilho para que ele falasse um pouco sobre este momento.

Jornal A Voz do Povo - Como foi ser prefeito de Floreal nestes 6 anos?

João Manoel de Castilho -
No começo foi um desafio, mas depois nós fomos vencendo todos os obstáculos que iam aparecendo e tudo que veio de frutos superaram os obstáculos pelos quais passamos.

Jornal A Voz do Povo - Como você se sente diante desta cassação, principalmente por você ser considerado um dos melhores prefeitos da região em que o jornal circula?

João Manoel de Castilho -
Me sinto revoltado com a justiça, porque hoje eu não acredito muito na justiça, porque mesmo com todas as provas que nós tivemos de que foi realmente uma armação e que não houve uma doação por minha parte, pois as próteses eram feitas pela saúde, então não houve nenhuma comprovação.

Hoje vai entrar cada vez mais na vida pública pessoas que não tem nada a perder, gente de bem vão fugir da política, porque o prejuízo é muito grande. E essa judicialização da política está contribuindo para isso, está levando só pessoas ruins.

Jornal A Voz do Povo - Quais as principais conquistas destes 6 anos?

João Manoel de Castilho -
Foram muitas ao longo desses 6 anos, mas a minha maior conquista, embora politicamente não seja a melhor, foi na educação, estamos com o IDEB sendo o sexto melhor do Estado e o melhor da região. Não posso deixar de lembrar também o setor de obras, Floreal nunca teve tantas obras como eu deixei aqui na cidade.

Jornal A Voz do Povo - Dentre elas qual a que mais te realizou pessoalmente?

João Manoel de Castilho -
Uma realização pessoal foi a educação. Eu acredito muito que é a educação que pode mudar o nosso Brasil, através dela conseguimos pessoas cidadãs, que conseguem ir atrás dos direitos delas e com isso as coisas vão começar a acontecer.

Jornal A Voz do Povo - Você conseguiu realizar tudo que queira?

João Manoel de Castilho -
Eu tinha um projeto para Floreal e esse projeto foi interrompido, não consegui terminar tudo. Tem algumas obras que ainda estavam por acontecer, conquistei, mas não consegui realizar, ficou no meio do caminho.

Jornal A Voz do Povo - Como você entrega a prefeitura hoje?

João Manoel de Castilho -
Entrego a prefeitura de forma equacionada, com dinheiro em caixa e sem dívidas. Todos os veículos funcionando, frota grande, veículos zeros, também veículos para comprar e com dinheiro em caixa para isso.

Jornal A Voz do Povo - Qual a sua perspectiva para o futuro? Você pretende se candidatar a prefeito novamente?

João Manoel de Castilho -
Em 2024 eu já me tornarei elegível novamente, mas hoje eu não tenho nenhuma intenção de voltar na política. Pode ser que daqui a 6 anos eu até tenha interesse, mas hoje não.

Saio decepcionado da política, gosto de gente, gosto das pessoas, adoro trabalhar para o ser humano, continuarei trabalhando para o ser humano, através do espírito de liderança vou continuar promovendo a vida do ser humano e o que tiver dentro das minhas condições vou continuar sempre trabalhando para beneficiar o meu próximo.

A política não quero mais, está muito perigoso ser prefeito.

Jornal A Voz do Povo - Uma mensagem.

João Manoel de Castilho -
Que esse ciclo da minha vida, embora tenha terminado, gostei muito de vivê-lo, fez com que eu crescesse muito, que eu me amadurecesse. Hoje sou um homem muito melhor, porque nesses anos de mandato consegui ver o quanto é difícil as dores que o ser humano tem e eu consegui nesses anos melhorar bastante a dor desses seres humanos.

Agradeço a Deus, por ter me dado energia para conseguir, através do meu trabalho, melhorar a vida daqueles que mais precisam.