A Casa da Agricultura de Floreal juntamente com o EDR de General Salgado através do Programa Integra São Paulo realizou o controle de uma voçoroca no município de Floreal na propriedade do Sr. Valter Dezani.
O Programa Integra São Paulo tem como objetivo recuperar áreas degradadas e desenvolver sistemas integrados de produção agropecuária.
O programa trabalha através de pagamento de subvenção e o valor máximo de apoio, na forma de subvenção econômica, a ser reembolsado por beneficiário será de até R$ 10 mil após conclusão do projeto, respeitados os seguintes percentuais: Até 90% das despesas efetuadas para os pequenos produtores, assim classificados pelo critério de área: de até 4 módulos fiscais; Até 85% das despesas efetuadas para os médios produtores, assim classificados pelo critério de área: acima de 4 até 10 módulos fiscais; Até 75% das despesas efetuadas para os grandes produtores, assim classificados pelo critério de área: acima de 10 módulos fiscais.
O Projeto possui várias fases até chegar ao controle da voçoroca (erosão), sendo primeira a análise da voçoroca e o enquadramento do produtor no programa. Após todas as fases iniciais concluídas passa-se para a fase de execução, onde são realizados o projeto técnico da propriedade (PIP) e o projeto técnico da voçoroca (cálculo das horas máquinas) e acompanhamento da execução.
O projeto técnico da propriedade do Sr. Valter foi realizado pelos Técnicos da Casa da Agricultura Jean e Edmar e o projeto técnico da voçoroca pelos Técnicos do EDR de General Salgado Denílson e Walterney e o acompanhamento da execução pelo Técnico Marcos da Casa da Agricultura de Magda.
A voçoroca possuía 300 metros de comprimento com dois braços laterais mais desenvolvidos e com uma profundidade média de 3,5m.
A equipe da Coordenação do Projeto Integra São Paulo, tendo como responsável Mário Ivo Drugowich, esteve no município dia 02 de julho para visita da voçoroca controlada e também visitaram outras voçorocas a serem controladas no município.
Fim das perdas de solo e de água; aumento da fertilidade; aumento da produção; não poluição e turbidez das águas; controle do assoreamento; fim do deslocamento de grandes massas deterra, entre outros.