12 JUN 2015
SAÚDE E BELEZA
Centro de Saúde de Floreal realiza buscativa de tracoma
No dia 8 de junho, no município de Floreal foi realizada “CAMPANHA CONTRA O TRACOMA”. A equipe de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, através das profissionais Léia Cardoso e Amanda Carolina, capacitadas para a detecção de Tracoma, examinaram crianças de 1 a 14 anos, na Unidade básica de Saúde (UBS), nas escolas, creche e residências.

O tracoma é uma afecção inflamatória ocular crônica repetitiva que, em decorrência de infecções repetidas, produz cicatrizes na conjuntiva palpebral, podendo levar à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios invertidos tocando o olho). As lesões resultantes deste atrito podem levar a alterações da córnea, causando cegueira.

A principal forma de transmissão é a direta, de olho a olho, ou indireta, através de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas etc.). Alguns insetos, como a mosca doméstica que lambe-olhos, podem atuar como vetores mecânicos. A transmissão só é possível quando existirem as lesões ativas.

A Campanha foi um sucesso, encontrando-se alguns casos que foram encaminhados para tratamento.